Campo Grande (MS), Quinta-feira, 16 de Janeiro de 2025

CURIOSIDADES

Você sabia que as joaninhas são um tipo de besouro?

23/07/2024

13:50

ANA KARLA SOUZA

As joaninhas são da família coccinellidae, insetos coleoptera que se destacam por seu corpo semiesférico, com 6 patas curtas, asas membranosas muito desenvolvidas, carapaça colorida e pintada, e antenas delicadas, que são usadas para cheirar e sentir o gosto das coisas.
Esse inseto além de ser um bicho de jardim, é predador de pequenas pragas no mundo animal. Elas são agradáveis aos agricultores, no entanto, sofrem com a ameaça de agrotóxicos.

A joaninha existe nas cores vermelha, amarela e até mesmo verde, e muitas possuem características e curiosidades fascinantes, além de ser uma das espécies mais importantes no Brasil.

Sua espécie é uma excelente predadora e em sua maioria, alimentam-se de ovos e larvas de outros insetos, influenciando de modo direto no ecossistema. Em algumas culturas é considerada como papel regulador, agindo no controle biológico, o que proporciona proteção a diversidade, contribuindo para a fertilidade do solo.

Simbologia

Além disso, as joaninhas são na simbologia, sinônimos de amor, fertilidade e equilíbrio, e é dito por aí, que ao se deparar com uma, a quantidade de pintas que há em suas costas corresponde ao número de meses passados até que um amor verdadeiro surja na vida dessa pessoa.

Na Ásia, eles acreditam que se a joaninha é pega e é solta, ela voará até o verdadeiro amor. Diferente da China, que é sinal de boa sorte, uma vez que os insetos são abençoados por Deus.


Para os franceses, se uma joaninha pousa em uma pessoa, levará toda sua tristeza e aflição embora, limpando sua alma, trazendo renovação. Enquanto nos Estados Unidos, vê-las voando durante a primavera significa sinal de colheita farta naquele ano.

Curiosidades

1- Separamos fatos curiosos que você talvez não conheça, e se surpreenda. Confira conosco!

2- As joaninhas são um tipo de besouro;

3-Elas fazem parte da família coccinellidae, que possui cerca de 4.500 espécies e 350 gêneros;

4-Elas podem medir de 1 até 10 milímetros;

5-A joaninha pode viver em torno de 6 meses, mais precisamente, 180 dias;

6-Elas passam por uma metamorfose completa durante seu processo de desenvolvimento;

7-Elas vivem em diversos jardins ao redor do mundo inteiro;

8-Seu nome científico é coccinellidae e o nome joaninha pode representar aspectos religiosos;


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: