CURIOSIDADES
Você sabia que é possível ajudar a diminuir o colesterol com uma dieta equilibrada?
Curiosidades sobre o colesterol
22/07/2024
13:00
ANA KARLA SOUZA
©REPRODUÇÃO
Quando o assunto é colesterol, já pensamos em algo ruim para o corpo. Mas, não é só isso. Ele é importante para o funcionamento do organismo – desde que esteja em níveis controlados. O colesterol faz parte da membrana das células e entra na formação de vitamina D, ácidos biliares e de hormônios, como o estrógeno e o cortisol.
Embora muitos não saibam, 70% do colesterol do sangue é produzido pelo fígado, e os outros 30% são absorvidos do intestino. O mais importante de tudo: quando em excesso, ele é responsável por doenças cardiovasculares relacionadas à aterosclerose, como infarto do miocárdio (ataque cardíaco) e acidente vascular cerebral (derrame cerebral ou AVC).
Para te ajudar a entender melhor, listamos coisas que você precisa saber:
1- Alterações do colesterol dependem de uma série de fatores, como: estilo de vida, alimentação, genética, e podem ter relação, inclusive, com outras doenças.
2- Para entender melhor, precisamos conhecer o exame de sangue. Existem três valores de colesterol que precisamos prestar atenção: o HDL, que é o bom colesterol, e que transporta o colesterol do corpo para o fígado, onde ele será eliminado na bile e, finalmente, pelas fezes; o LDL, que é o mau colesterol, e transporta o colesterol do fígado para a parede das artérias, onde essa gordura se acumula e forma placas denominadas placas de aterosclerose, que causam doenças cardiovasculares, e o colesterol total, que indica a quantidade total de gordura no sangue, e é a soma do HDL , do LDL e de 20% dos triglicérides, que é uma partícula denominada VLDL colesterol, que não é tão conhecida como o LDL e o HDL, mas que forma um trio com esses dois. É preciso ficar mais de olho no aumento do LDL e na queda do HDL.
3- Alguns (maus) hábitos e condições contribuem para aumentar os níveos de LDL colesterol no sangue: alimentação rica em gorduras saturada e trans, presente em margarinas, sorvetes cremosos e embutidos, falta de tempo ou de disposição para praticar exercícios físicos regularmente, excesso de peso e vício de fumar.
4- É possível ajudar a diminuir o colesterol com uma dieta equilibrada. Para tanto, faça com que no máximo 7% das calorias diárias da alimentação seja de gordura saturada, e evite as gorduras trans; ingira carnes magras (de preferência peixe e frango), vegetais, grãos integrais, frutas, como maçã, banana, laranja, pera e ameixa, e diminua bem o consumo de álcool e de sal.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios