Sabe porque você chora cortando cebola? Veja!
Coisas sobre a cebola que talvez você não saiba
16/07/2024
16:55
ANA KARLA SOUZA
©DIVULGAÇÃO
A cebola é um dos principais temperos nos pratos brasileiros. Com seu sabor e odor característicos, usamos ela no preparo de pizzas, guarnições, ou mesmo comemos ela refogada ou à milanesa.
Mas você conhece algumas curiosidades sobre as cebolas?
1-Não chore mais
A cebola, quando cortada, libera um gás que irrita os olhos. Isso porque ela possui substâncias que produzem ácido sulfúrico, que também afeta as vias respiratórias. Uma maneira de cortá-la sem chorar é deixar na geladeira por duas horas antes de passar a faca!
2-Muito sabor, poucas calorias!
Você sabia que a cada 100g do alimento existem apenas 45 calorias? Além disso, a cebola possui alta quantidade de água e fibras, ajudando na digestão.
3-Meu coração bate feliz quando te vê
O alimento também é rico em potássio, ideal para o controle de água no organismo. Isso ajuda na circulação sanguínea, evitando problemas como a hipertensão e cálculos renais!
4-Vitaminas, muitas vitaminas!
Entre as substâncias presentes nas cebolas, encontramos a vitamina E, que ajuda a prevenir a anemia; vitaminas do complexo B, que promovem a manutenção do sistema nervoso; e vitamina C, que funciona como base para a imunidade corporal!
5-Gatos e cachorros não podem comer
Para nossos animais de estimação, a cebola pode causar irritação gastrointestinal, danificando os glóbulos vermelhos do sangue. Além do mais, outras substâncias do alimento são tóxicas para os pets, podendo causar envenenamento nos bichinhos.
6-Para os hindus, cebola é ruim
Segundo a tradição indiana, a cebola faz parte de um grupo de alimentos (que inclui também o alho) que significa “ignorância”. Isso por causa do cheiro forte desses alimentos, que segundo a cultura Hindu, podem irritar os deuses da religião.
7-Um sarcófago com cebolas
Antigamente, os egípcios consideravam a cebola um símbolo para a eternidade. Por isso, muitos dos mortos eram enterrados com cebolas em seus sarcófagos. Posteriormente, na Idade Média, o alimento chegou a ser usado como moeda e presente de casamento!
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios