CURIOSIDADES
Você sabia que os morcegos quando voam para se alimentar, eles acabam eliminando sementes viáveis de plantio pelas fezes?
Curiosidades sobre morcegos que você não sabia
09/07/2024
11:30
ANA KARLA SOUZA
©DIVULGAÇÃO
Os morcegos são seres envoltos em crenças místicas e, às vezes, podem causar medo nas pessoas. Mas será que, cientificamente, há evidências sobre os males que os morcegos podem causar? Conhecidos popularmente na literatura, no cinema e na ficção como animais que se alimentam de sangue, eles normalmente são associados a bruxas, vampiros e ao super-herói Batman, o homem-morcego. No entanto, bem longe de serem os vilões da história, os morcegos, na verdade, são animais capazes de se ajustar ao cenário urbano sem representar ameaça alguma ao ser humano.
Um projeto de pesquisa chamado Morcegos Urbanos de Santa Maria foi criado na UFSM para o Trabalho de Conclusão de Curso da acadêmica de Biologia Fabiana Perrando Coradini, com orientação do Professor Everton Rodolfo Behr e coorientação da doutoranda Cristina Cerezer. A inquietação inicial, que culminou no projeto de pesquisa, foi a necessidade que Fabiana sentia de sair a campo como futura bióloga. “Quero estar no meio do mato, mexendo com bichos. É isso que me faz feliz”, afirma a estudante de Ciências Biológicas.
Pensando nisso, destacamos algumas curiosidades sobre os morcegos, veja:
1 – Os morcegos não se alimentam apenas de sangue
Das 180 espécies de morcegos que existem no Brasil, apenas três delas se alimentam de sangue: uma delas se alimenta de sangue de mamíferos e aves; outra, somente de aves; e a Desmodus rotundus tolera o consumo de sangue humano, mas na verdade se alimenta de mamíferos e aves. O ambiente deve estar muito degradado e com as presas naturais reduzidas para que esse morcego tome a atitude de se alimentar de um ser humano.
2 – Existem morcegos “naturebas”
Alguns morcegos são classificados como nectarívoros quanto à alimentação, porque possuem como cardápio preferido o néctar das flores e o pólen. Grande parte dos morcegos brasileiros preferem insetos, já a maioria ao redor do mundo é frugívoro, ou seja, se alimentam de frutos.
3 – O felino também ataca
O ambiente urbano ocasionou o surgimento de um novo predador para os morcegos: o gato. Durante a pesquisa realizada por Fabiana, foi relatado por um dos moradores entrevistados uma “chacina” realizada por um gato que caçou alguns morcegos. Além dos gatos, os cachorros também capturam morcegos que estão próximos ao chão ou dentro de casa. A pesquisadora alerta que a interação entre esses animaizinhos pode acabar provocando alguma doença característica dos morcegos nos pets: “de qualquer forma, é muito importante manter os animais de estimação vacinados”.
8 – Morceguinhos também plantam
Os morcegos frugívoros possuem um papel importante no reflorestamento de áreas desmatadas. Quando eles voam para se alimentar, eles acabam eliminando sementes viáveis de plantio pelas fezes. Pesquisadores da Unesp e da Embrapa desenvolveram aromas de frutas para atrair morcegos que possam espalhar sementes em regiões devastadas. As áreas escolhidas para o replantio foram o sul da Mata Atlântica e a parte central da Floresta Amazônica. Esse reflorestamento realizado por morcegos é mais completo do que se fosse utilizado o método tradicional.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Municípios