Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

LANÇAMENTO

Volvo apresenta o B320R, novo chassi de ônibus versátil da marca

Com versões para aplicação urbana, rodoviária e fretamento, os veículos trazem como principal novidade o motor D8K Euro 6, mais potente e econômico do que o da geração anterior.

19/10/2023

18:35

ASSECOM

©DIVULGAÇÃO

O mesmo passou a equipar recentemente os caminhões Volvo VM. Além disso, nas opções para uso rodoviário e fretamento, o modelo traz transmissão I-Shift de sétima geração, com trocas rápidas e suaves.

A chegada do Volvo B320R reforça o portfólio de ônibus de motor traseiro da marca. “Além da tradicional versão urbana, esse veículo tem também opções para outras aplicações, como fretamento e rodoviária de curta distância. É um chassi altamente versátil”, assegura Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo. Disponível na configuração de eixos 4x2, o modelo pode receber carrocerias de até 13,2 metros de comprimento e 3,65 metros de altura.

Novo motor e transmissão

O Volvo B320R é equipado com o motor D8K Euro 6, e traz novidades em relação ao seu antecessor. “As emissões foram reduzidas, mas a potência (320cv) e o torque (1200 Nm) estão ainda maiores”, afirma Gilcarlo Prosdocimo, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

No novo motor o alto torque surge já em baixa rotação. Com isso, o veículo ficou extremamente silencioso e suave para os passageiros e para a condução do motorista. Além disso, o propulsor Euro 6 de oito litros, é ainda mais econômico do que a versão anterior, que já era uma referência nesse quesito. O período de troca de óleo poderá chegar a 100.000km, dependendo da aplicação.

Nas versões fretamento e rodoviária a caixa de câmbio é a Volvo I-Shift de 7ª geração, que equipa todos os veículos rodoviários da marca. Tem engates suaves e rápidos, quase imperceptíveis. Para aplicação urbana o transportador pode escolher entre duas opções de transmissão automática, das marcas ZF ou Voith.

Segurança

Em linha com a visão “Zero Acidentes”, ideal de futuro da marca com seus veículos, o novo chassi incorpora freios eletrônicos EBS de 5ª geração, freios a disco em todas as rodas e, na versão rodoviária, o ESP, controle eletrônico de estabilidade, é de série.

Outro destaque da versão rodoviária é o freio motor VEB300 com 300cv de potência, destaque já presente nos caminhões Volvo VM. Com o freio auxiliar retarder (item opcional) o freio auxiliar pode alcançar 900cv de potência de frenagem.

Manutenção e rentabilidade

Embora tenha motor e transmissão novos, a manutenção do chassi B320R é bastante funcional. “Vários dos outros componentes já integram nossos chassis há muitos anos. Isso garante disponibilidade de peças e ampla experiência em serviços nas concessionárias Volvo. Como os demais chassis da marca, o B320R é muito robusto e eventuais manutenções podem ser executadas com rapidez, garantindo um rápido retorno à operação. É um ônibus de alta produtividade e rentabilidade para o operador”, assegura Arabian.

Chassi global

O chassi B320R é um modelo global e já era fornecido pela Volvo para mercados de exportação como Chile e Colômbia. “Neste ano, com a entrada em vigor da norma de emissões Euro 6, vimos uma excelente oportunidade de introduzir esse modelo também no Brasil. O mercado de ônibus segue em plena recuperação pós-pandemia. Um ambiente econômico melhor, com elevação no nível de crédito, sinalização de queda da taxa de juros e redução do desemprego favorece a demanda no deslocamento de pessoas por ônibus. Além disso, a Volvo está num momento muito positivo de vendas no país. No acumulado do ano, nossas entregas cresceram 68,5%. A introdução do chassi B320R ampliará ainda mais nossa oferta nos segmentos urbano e rodoviário de entrada”, finaliza Paulo Arabian.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: