Agendamento da primeira dose da vacina contra a Covid está suspenso a partir de 07 de setembro
Secretário Municipal de Saúde, Felippe Machado, informou hoje (6), que a Anvisa suspendeu o uso das vacinas recebidas nos últimos dias, inclusive, do lote que chegou em Londrina
06/09/2021
17:30
SECOM
José Otávio Ereno
Secretário de Planejamento, Marcelo Canhada e o Secretário de Saúde, Felippe Machado, em coletiva que explicou a suspensão da primeira dose em Londrina ©Viviam Honorato - N.Com/PML
A Secretaria Municipal de Saúde, informou hoje (6), pela manhã, que o agendamento da primeira dose da vacina contra a Covid está suspenso a partir de 07 de setembro. Isto porque a Anvisa suspendeu o uso das vacinas recebidas nos últimos dias, inclusive, do lote que chegou em Londrina.
“Com esta informação da Anvisa, que colocou em quarentena um grande lote do Butantan, a partir de terça-feira (07), estão suspensas as agendas de primeira dose”, informou o secretário de Saúde, Felippe Machado, em entrevista coletiva à imprensa. “De forma preventiva e para evitar transtornos nos pontos de vacinação, retornamos os cadastros para o agendamento, que será liberado assim que novos lotes de vacina cheguem em Londrina”, completou.
Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, a aplicação de primeira dose programada para esta segunda-feira (06), está mantida. Já quem deveria tomar a primeira dose de terça em diante, deverá remarcar. Ao todo, 4.367 agendamentos foram cancelados pela Prefeitura por falta de doses. “Os pacientes serão avisados através de mensagem de texto. Aproximadamente 5 mil pessoas haviam agendado até o final de semana”, destacou.
Desde sexta-feira (4), a Prefeitura estava agendando a vacinação para jovens com 21 anos ou mais. Na oportunidade, foram liberados para a agenda, 6.368 nesta faixa etária, além de outros 5.138 cadastros de pessoas com 22 a 59 anos de idade, que fizeram seus registros após a validação de sua faixa etária. Ao todo, 11.506 cadastros haviam sido liberados para agendar o dia e local de vacinação contra a Covid-19.
Machado informou também que a segunda dose terá aplicação normal nesta semana. “Em relação a segunda dose, nada muda, as agendas estão abertas e as salas de vacinação funcionam normalmente . Quem agendou até sexta-feira, podem comparecer normalmente”, disse o secretário.
O secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, acompanhou a coletiva do secretário de Saúde.
Lote Coronavac
Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que recebeu 187.800 doses da Coronavac neste sábado (4). O outro lote (202108112H), com 338.200 doses da Coronavac (em parceria com a farmacêutica Sinovac), que estava previsto para chegar hoje ao Paraná, retornou para São Paulo, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar a verificação da carga em razão da mudança no processo fabril do imunizante no Instituto Butantan.
Da mesma forma, o Estado já havia recebido um lote (L 202106038) de 3.200 doses da Coronavac pelo Ministério da Saúde, que também foram envasadas neste mesmo procedimento pelo Butantan, e que foram descentralizadas para as Regionais de Saúde nos dias 28 de julho e 13 de agosto. A Sesa aguarda orientações da Anvisa e do Ministério da Saúde, reforçando que não há motivo para alarmismo e que as vacinas fabricadas pelo Instituto Butantan são seguras e eficazes contra o coronavírus.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Nova tabela do Imposto de Renda 2025 entra em vigor com isenção para quem ganha até dois salários mínimos
Leia Mais
Igreja Católica reage à imagem de Trump vestido de papa: “Não zombe de nós”
Leia Mais
Bolsonaro recebe alta médica três semanas após cirurgia intestinal em Brasília
Leia Mais
Collor segue em prisão domiciliar humanitária com tornozeleira e autorização para receber familiares
Municípios