Decreto flexibilizou medidas adotadas para conter o avanço do novo coronavírus. Novas regras passam a valer na segunda-feira (29) e são válidas até 6 de abril.
|
Igrejas poderão abrir com 15% do público ©Cary Bertazzoni/Prefeitura de Maringá/Divulgação |
A Prefeitura de Maringá, no norte do Paraná, publicou um decreto que autorizou a reabertura de academias e o atendimento presencial em restaurantes e lanchonetes, a partir de segunda-feira (29).
A publicação, feita na sexta-feira (26), flexibilizou medidas adotadas para conter o avanço do novo coronavírus. Maringá tem 39.709 casos e 709 mortes provocadas pela Covid-19, segundo o governo do estado.
O novo decreto é válido até o dia 6 de abril. Segundo a prefeitura, as academias, escolas de esportes e similares podem abrir das 6h às 19h30, com 30% da capacidade.
Os treinos devem durar até 50 minutos, e os alunos terão que agendar horário para ir até os estabelecimentos.
Em relação aos restaurantes, lanchonetes, praças de alimentação e estabelecimentos do setor, o funcionamento está permitido de segunda a domingo. O consumo no local pode ser feito até 15h.
Além disso, as empresas poderão trabalhar no sistema de retirada em balcão ou drive-thru até 20h. Entregas domiciliares podem ser feitas até as 23h.
A prefeitura também autorizou o funcionamento de celebrações em igrejas, com até 15% da capacidade. Entre os dias 2 e 4, a capacidade máxima de público poderá ser de até 30%.
Feriado de Páscoa
O decreto restringe o funcionamento de atividades entre os dias 2 e 4 de abril. As datas são referentes aos feriados religiosos de Dia da Paixão (2/4) e Páscoa (4/4).
Segundo a prefeitura, nestes dias só poderão funcionar as seguintes atividades:
- Postos de combustíveis
- Farmácias
- Distribuidoras de água e gás
- Farmácias
- Clínicas médicas
- Laboratórios de análises clínicas, radiologia etc.
- Igrejas e templos
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.