Decreto publicado na noite de sexta-feira (9) passa a valer a partir de segunda-feira (12). Prefeitura também ampliou o limite da capacidade dos ônibus do transporte coletivo.
 |
©Geraldo Bubniak/AEN |
A Prefeitura de Curitiba publicou um decreto, na noite de sexta-feira (9), ampliando o horário de funcionamento de academias e restaurantes. As novas regras passam a valer na segunda-feira (12).
O município criou restrições em relação ao funcionamento de algumas atividades por causa da pandemia do novo coronavírus. No início da semana, a capital flexibilizou as medidas.
O novo decreto, que também traz flexibilizações, autoriza que os restaurantes funcionem com consumo no local das 10h às 23h. Antes, os consumidores poderiam permanecer nos locais até as 20h.
Lanchonetes podem funcionar das 6h às 20h. Antes os estabelecimentos só poderiam abrir às 10h. Tanto as lanchonetes quanto os restaurantes podem atender nos novos horários de segunda a sábado.
Aos domingos, o consumo no local é proibido. Apesar disso, restaurantes e lanchonetes podem funcionar com delivery ou retirada no balcão, até as 23h.
Em relação às academias e locais de prática esportiva, o funcionamento foi ampliado em três horas, passando para 6h às 23h, de segunda a sábado. Antes, a autorização de abertura ia até as 20h.
Lojas de conveniência em postos de combustíveis poderão abrir todos os dias, das 6h às 22h, segundo a prefeitura.
Transporte coletivo
O decreto também ampliou a capacidade dos ônibus do transporte coletivo de Curitiba.
A partir de segunda-feira, os veículos poderão circular com 70% da capacidade. Atualmente, os ônibus podem circular com 50% do limite.
A prefeitura disse que as mudanças atendem a uma recomendação do Comitê de Técnica e �?tica Médica da Secretaria Municipal da Saúde, feita com base no cenário atual da pandemia.
Curitiba tem 141.654 casos confirmados e 3.681 mortes provocadas pela Covid-19, segundo boletim da Secretaria de Estado da Saúde de sexta-feira. No último balanço, a capital somou 145 óbitos.
Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, na sexta, mostram que os 513 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto para Covid-19, na rede pública, têm 97% de ocupação.