Iniciativa lançada em maio disponibiliza conteúdos, cursos, webinars e consultorias para ajudar os MEI no período da pandemia
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João Nogari abriu uma empresa e tem procurado se capacitar para oferecer seus serviços de design durante a pandemia ©DIVULGA�?�?O |
Há um mês, o Sebrae lançou a campanha �??MEI. Reinvente. Repense. Recrie�?� para ajudar os microempreendedores individuais a encontrarem as melhores alternativas para empreender ou superar a crise do coronavírus. O site especial, com conteúdos para os diversos desafios enfrentados pelo MEI nesse momento, já conta com quase 300 mil visualizações e mais de 196 mil usuários de todo o país.
O ambiente online criado pelo Sebrae oferta conteúdos para a categoria inovar e continuar em operação por meio de mudanças estratégicas e planejadas, além de auxiliar aqueles que buscam se formalizar. Nele é possível acessar diferentes conteúdos EAD do portal, que incluem cursos online, lives, palestras, oficinas, textos, cartilhas, e-books, abrangendo temas específicos sobre finanças, marketing, vendas, inovação, legislação, empréstimos e planejamento estratégico. No portal, os empreendedores também podem realizar um atendimento online e consultorias especializadas.
�??O MEI é uma das principais oportunidades de geração de renda e de empregos para o nosso país e está entre as categorias mais afetadas pela crise. Por isso, precisamos ajudá-los nos novos desafios exigidos pelo mercado�?�, afirma a coordenadora estadual de MEI do Sebrae/PR, Carla Selva.
No Paraná, 11.571 usuários acessaram o portal e realizaram 16.938 visualizações, cerca de 5,8% do total. O Estado possui mais de 600 mil microempreendedores individuais.
Entre os empreendedores que procuraram a ajuda do Sebrae nesse período está João Nogari, que atua na área de design digital em Curitiba e se formalizou no mês de maio. Com a suspensão de suas aulas na faculdade, ele decidiu se formalizar por enxergar uma demanda em serviços de design, uma vez que muitas empresas passaram a aumentar suas presenças no meio digital. Desde então, João conquistou três clientes, além de realizar serviços avulsos.
Segundo ele, os conteúdos e capacitações oferecidos pelo Sebrae têm sido muito importantes para os microempreendedores neste momento.
�??Acredito que este seja o tempo de se capacitar para atuar com ainda mais qualidade. Tenho consumido diversos materiais, assistido a palestras online e participado de cursos, especialmente para a montagem de um plano de negócios. Quanto mais você adquire conhecimento, mais cria, e desta forma, você se diferencia no mercado�?�, afirma. Seu principais canais de contato são pelo Instagram e pelo e-mail [email protected].
Jaqueline Resende da Silva é dona da loja RB Calçados, em Araucária, desde 2018. Com localização próxima a três escolas da região, ela obtinha seu faturamento com base no movimento dos pedestres, especialmente alunos. Com a crise e a interrupção das aulas, ela deixou de abrir a loja por uns dias e percebeu que precisava mudar a forma de vender para não fechar a empresa. Para isso, ela buscou as consultorias do Sebrae e realizou um planejamento financeiro para conseguir as renegociações de dívidas com fornecedores e credores e também investiu na própria capacitação.
�??Percebi que eu precisava ter uma presença maior na internet para que as pessoas não se esquecessem da minha marca. Por isso, busquei cursos sobre redes sociais e marketing digital e entendi que preciso oferecer mais valor ao meu produto. Preciso me diferenciar e oferecer um serviço ao meu cliente�?�, afirma.
Com isso, ela aprimorou a parte técnica e buscou produzir novos conteúdos para o Facebook e Instagram da loja. Além disso, investiu em mudanças na identidade da loja, com reforma na fachada e a criação de uma nova logomarca, além de oferecer diferenciais aos clientes.
�??Estou buscando pensar de maneira mais estratégica. Além das redes sociais, utilizo também muito o WhatsApp para fazer sorteios e promoções e combinar entregas dos produtos com os consumidores. Também penso em fazer parcerias com outros negócios�?�, destaca ela, que chegou a contratar uma funcionária para aprimorar sua presença nos meios virtuais. Para contatar a empreendedora, basta acessar as páginas do Facebook e do Instagram.
Os MEI estiveram entre as categorias mais afetadas pela crise e muitos precisaram paralisar temporariamente suas atividades. De acordo com pesquisa do Sebrae, 58% tiveram que suspender suas vendas durante a pandemia e 31% mudaram a forma de funcionamento. O Brasil possui mais de 10 milhões de microempreendedores individuais.
ASSECOM-SEBRAE-PR
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