Campo Grande (MS), Terça-feira, 18 de Novembro de 2025

Esportes / Justiça

Robinho é transferido de Tremembé para Centro de Ressocialização em Limeira

Ex-jogador cumpre pena de 9 anos por estupro coletivo; mudança ocorreu após pedido da defesa

17/11/2025

20:00

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

O ex-jogador Robinho, condenado a nove anos de prisão pela Justiça italiana pelo estupro coletivo de uma mulher albanesa em 2013, deixou nesta segunda-feira (17) a Penitenciária II de Tremembé, no interior de São Paulo. Ele foi transferido para o Centro de Ressocialização de Limeira, também no interior paulista.

A SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) confirmou a transferência, mas não detalhou a decisão judicial que autorizou a mudança. A distância entre as duas unidades é de cerca de 280 km.

Transferência ocorre após pedido da defesa

A defesa de Robinho solicitou a troca de unidade prisional, mas ainda não houve manifestação pública sobre os motivos. O jogador está preso desde março de 2024, quando o STJ homologou a sentença italiana para cumprimento no Brasil.

A mudança de presídio ocorre dias depois de a Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionar contra o pedido de soltura apresentado pelos advogados, que alegam que o tempo de cumprimento da pena no Brasil seria maior que o previsto na sentença estrangeira. O STF ainda irá analisar o habeas corpus.

Robinho falou sobre rotina na prisão antes da transferência

Menos de um mês antes da mudança, Robinho concedeu uma entrevista ao Conselho da Comunidade de Taubaté, na qual afirmou que “nunca teve tratamento diferente” na P2 de Tremembé — conhecida popularmente como o “presídio dos famosos”.

A unidade já abrigou nomes como Suzane von Richthofen, Alexandre Nardoni, Roger Abdelmassih e Edinho, filho de Pelé.

Enquanto esteve em Tremembé, Robinho conseguiu remir 69 dias de pena por meio de atividades educacionais, como leitura de livros e participação em aulas.

O UOL tentou contato com a defesa do ex-jogador para esclarecimentos sobre a transferência. O espaço permanece aberto para manifestação.

Relembre o caso Robinho

  • O crime ocorreu em 2013, quando Robinho jogava pelo Milan, na Itália.

  • A Justiça italiana o condenou por estupro coletivo, em decisão final de janeiro de 2022.

  • Em 2023, a Itália solicitou sua extradição, mas a Constituição brasileira impede a extradição de cidadãos brasileiros natos.

  • Como alternativa, o governo italiano acionou o STJ, que em março de 2024 homologou a sentença para que a pena fosse cumprida no Brasil.

Desde então, Robinho cumpre pena em regime fechado.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: