Campo Grande (MS), Terça-feira, 29 de Julho de 2025

Comércio Exterior

Venezuela volta a isentar produtos brasileiros após cobrança inesperada de tarifas

Federação das Indústrias de Roraima afirma que falha em sistema aduaneiro causou descumprimento de acordo bilateral; governo brasileiro ainda não se pronunciou oficialmente

28/07/2025

20:30

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Venezuela restabeleceu a isenção de tarifas para produtos importados do Brasil, após ter iniciado, sem aviso prévio, a cobrança de impostos sobre mercadorias brasileiras na semana passada. A informação foi divulgada pela FIER (Federação das Indústrias do Estado de Roraima) com base em relatos de despachantes aduaneiros venezuelanos, que atribuíram o problema a uma falha nos sistemas de tecnologia da informação da aduana do país.

A cobrança contrariava o Acordo de Complementação Econômica nº 59, firmado entre os dois países em 2014, que isenta quase todas as trocas comerciais bilaterais de impostos. Durante os dias de cobrança, certificados de origem brasileira não estavam sendo reconhecidos, o que impedia a aplicação do acordo na prática.

Impacto imediato nas exportações

Empresários e exportadores relataram prejuízos e retenções de mercadorias na fronteira, especialmente em estados como Roraima, que mantêm comércio intenso com a Venezuela.

O Ministério das Relações Exteriores havia informado estar ciente da situação, e que a Embaixada do Brasil em Caracas estava em diálogo com autoridades venezuelanas para resolver o problema.

Reversão foi informada de forma extraoficial

Segundo a FIER, a suspensão das tarifas foi comunicada informalmente pelos próprios despachantes venezuelanos. Apesar da retomada da isenção, a instabilidade jurídica e técnica preocupa o setor produtivo.

“Esse tipo de instabilidade fragiliza a confiança dos empresários e compromete a previsibilidade nas operações comerciais”, afirmou um representante da federação.

Itamaraty ainda não se pronunciou

Procurado pela reportagem nesta segunda-feira (28), o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) ainda não se manifestou oficialmente sobre a reversão da cobrança ou sobre eventuais medidas diplomáticas.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: