Campo Grande (MS), Sábado, 19 de Julho de 2025

Política Internacional

Trump acusa STF de “justiça armada” contra Bolsonaro e revoga vistos de ministros, diz Casa Branca

Vice-secretária de imprensa dos EUA afirma que ex-presidente brasileiro é alvo de perseguição e governo Trump reage com sanções diplomáticas

19/07/2025

07:30

DA REDAÇÃO

©ARQUIVO

A Casa Branca afirmou nesta sexta-feira (18) que o presidente norte-americano Donald Trump acredita que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo alvo de “um sistema judicial armado”. A declaração foi uma resposta direta às medidas restritivas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-chefe do Executivo brasileiro.

O presidente Trump acredita que Bolsonaro e seus apoiadores estão sob ataque de um sistema judicial armado. Esta é uma caça às bruxas que não deveria estar acontecendo”, afirmou Anna Kelly, vice-secretária de imprensa da Casa Branca, em nota enviada à CNN Internacional.

Sanção diplomática: vistos revogados

A reação do governo Trump foi imediata. No mesmo dia em que a Polícia Federal cumpriu medidas restritivas contra Bolsonaro, o Departamento de Estado dos EUA anunciou a revogação dos vistos de entrada de oito ministros do STF. A medida inclui também familiares dos magistrados e aliados próximos de Alexandre de Moraes, segundo informou o secretário de Estado Marco Rubio.

Foram poupados da sanção os ministros Nunes Marques, André Mendonça e Luiz Fux, considerados mais alinhados ao conservadorismo jurídico.

Crise internacional e escalada de tensões

A nova investida diplomática marca um novo patamar na crise institucional entre Brasil e Estados Unidos, iniciada com a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, determinada por Trump em resposta ao tratamento jurídico dado a Bolsonaro no Brasil.

A decisão de revogar os vistos de ministros do STF é vista por analistas como uma tentativa de pressionar o Judiciário brasileiro em favor de Bolsonaro, numa estratégia articulada entre o ex-presidente brasileiro, aliados internacionais e a extrema direita norte-americana.

Procurado, o Supremo Tribunal Federal (STF) não se manifestou sobre a medida até o momento.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: