Campo Grande (MS), Sexta-feira, 04 de Abril de 2025

Política / Justiça

PGR defende prisão domiciliar para mulher que pichou estátua do STF nos atos de 8 de janeiro

Débora Rodrigues é acusada de cinco crimes; Moraes votou por pena de 14 anos, mas Fux pediu revisão e sugeriu pena menor

28/03/2025

12:57

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou nesta sexta-feira (28) favorável à concessão de prisão domiciliar para Débora Rodrigues dos Santos, ré por pichar a estátua “A Justiça”, localizada em frente ao prédio do Supremo Tribunal Federal (STF), durante os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

Apesar de ter rejeitado o pedido de liberdade total feito pela defesa, a PGR considerou adequado o cumprimento da pena em regime domiciliar, diante do fato de Débora ser mãe de filhos menores de 12 anos e do encerramento das investigações por parte da Polícia Federal.

⚖️ Julgamento em andamento no STF

O caso está sendo analisado pela Primeira Turma do STF, e teve início na semana passada. O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou pela condenação de Débora a 14 anos de prisão. O voto foi acompanhado pelo ministro Flávio Dino.

Contudo, o julgamento foi suspenso após pedido de vista do ministro Luiz Fux, que indicou a necessidade de rever a dosimetria da pena.

“Eu tenho que fazer uma revisão dessa dosimetria, porque se a dosimetria é inaugurada pelo legislador, a fixação da pena é do magistrado”, afirmou Fux durante a sessão.

🟥 Confissão e apelo por perdão

Durante depoimento no processo, Débora reconheceu a ilegalidade de seus atos, classificando sua conduta como um erro. Ela afirmou que feriu o Estado Democrático de Direito e pediu perdão à Justiça.

A PGR, entretanto, sustenta que a ré aderiu aos movimentos golpistas com o objetivo de impedir a posse do presidente eleito, e destaca que ela acampou em frente ao QG do Exército na véspera dos ataques — local onde grupos pediam intervenção militar, o que é inconstitucional.

📋 Acusações contra Débora Rodrigues

A cabeleireira responde na Justiça por cinco crimes:

  1. Abolição violenta do Estado Democrático de Direito

  2. Tentativa de golpe de Estado

  3. Dano qualificado

  4. Deterioração de patrimônio tombado

  5. Associação criminosa armada

A decisão final da Primeira Turma do STF ainda depende da manifestação dos demais ministros, após o voto de Fux.

'A Justiça', de Alfredo Ceschiatti, é pichada em ato terrorista em Brasília — Foto: Redes sociais

     


    Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

    Últimas Notícias

    Veja Mais

    Envie Sua Notícia

    Envie pelo site

    Envie pelo Whatsapp

    Municípios

    Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

    ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

    PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

    Site desenvolvido por: