Internacional / Justiça
Imprensa internacional repercute julgamento de denúncia contra Bolsonaro no STF
Veículos como BBC, El País, Washington Post e La Nación destacam acusações por tentativa de golpe e tensão institucional no Brasil
25/03/2025
21:05
DA REDAÇÃO
©DIVULGAÇÃO
O início do julgamento da denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado, iniciado nesta terça-feira (25) no Supremo Tribunal Federal (STF), ganhou ampla repercussão internacional. Veículos de renome como BBC (Reino Unido), El País (Espanha), The Washington Post (EUA) e La Nación (Argentina) destacaram o simbolismo do caso para a democracia brasileira.
O processo julgado pela Primeira Turma do STF envolve ainda os ex-ministros Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Anderson Torres, Paulo Sérgio Nogueira, o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier e o tenente-coronel Mauro Cid.
O julgamento será retomado nesta quarta-feira (26), às 9h30, com a análise do mérito da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR). O primeiro dia foi reservado para as sustentações da acusação, defesa e análise de questões processuais preliminares.
O jornal norte-americano destacou que o STF avalia se Bolsonaro será formalmente julgado por crimes relacionados à tentativa de golpe. O veículo classificou o ex-presidente como “ex-oficial militar nostálgico da ditadura” e lembrou seu histórico de confronto com o Judiciário durante o mandato entre 2019 e 2022.
O periódico espanhol afirmou que Bolsonaro está "a um passo do banco dos réus", e publicou um perfil detalhado dos ministros da Primeira Turma. O relator Alexandre de Moraes foi descrito como "o juiz estrela do momento e o pior pesadelo do bolsonarismo". O jornal também mencionou o pedido da defesa para anular a delação premiada de Mauro Cid.
O argentino La Nación repercutiu a presença inesperada de Bolsonaro no início da sessão, classificando a atitude como uma "estratégia para reforçar sua imagem de mártir político". O jornal também destacou a ironia publicada por Bolsonaro nas redes sociais, comparando Moraes a árbitro, VAR e técnico da partida entre Brasil e Argentina nas Eliminatórias.
A emissora britânica relembrou que a Polícia Federal produziu um inquérito com 884 páginas, apontando a participação ativa de Bolsonaro na organização criminosa que tentou impedir a posse de Lula. A denúncia da PGR, segundo a BBC, atribui ao ex-presidente o papel de líder do plano golpista, que também teria cogitado ações extremas, como o envenenamento do presidente Lula e o assassinato do ministro Moraes.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Silas Malafaia admite possibilidade de prisão e intensifica ataques a Alexandre de Moraes
Leia Mais
PF aponta movimentação de R$ 30 milhões em contas de Jair Bolsonaro em um ano
Leia Mais
Áudio da PF revela que Tarcísio atuou como interlocutor de Bolsonaro no STF
Leia Mais
Silas Malafaia ataca Hugo Motta: “Não tem palavra e o povo da Paraíba responderá”
Municípios