Campo Grande (MS), Sábado, 19 de Abril de 2025

SAÚDE

Uso excessivo de ar-condicionado no verão aumenta casos de olho seco, alerta OMS

Trabalhadores em ambientes fechados enfrentam aumento de sintomas devido ao ar seco

31/01/2025

08:00

NAOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que a incidência da síndrome do olho seco salta de 10% para 20% durante o verão entre trabalhadores que abusam do ar-condicionado em ambientes fechados e sem ventilação. Olhos vermelhos, sensação de corpo estranho, ardência, coceira e visão borrada são os sintomas que estão lotando os consultórios oftalmológicos.

Causas e Condições

De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, a maioria dos pacientes trabalha em ambientes altamente refrigerados e alguns ainda utilizam lentes de contato, o que reduz a lubrificação dos olhos. Nessas condições, o ar se torna muito seco e até quem possui produção normal de lágrimas pode sentir desconforto ocular. Queiroz Neto alerta que a exposição diária ao ar seco pode levar a uma alteração crônica do filme lacrimal.

A situação se agrava para quem passa o dia todo no computador, pois, diante das telas, piscamos menos e a posição dos olhos facilita a evaporação das lágrimas. O especialista explica que a baixa umidade nos ambientes refrigerados está associada ao olho seco evaporativo, um aumento da evaporação da lágrima que, em 70% dos casos, ocorre devido a alterações nas glândulas de meibômio. Essas glândulas, localizadas nas bordas das pálpebras, secretam a camada gordurosa da lágrima que impede esse processo.

Fatores de Risco

Queiroz Neto destaca que o olho seco pode acometer tanto homens quanto mulheres, mas a população feminina tem duas vezes mais chance de desenvolver o problema. Isso ocorre devido às oscilações nos níveis de estrogênio durante a fase reprodutiva e à falta desse hormônio na pós-menopausa. Além do ar seco e das alterações hormonais, outros fatores de risco incluem:

  • Medicamentos: Descongestionantes, anti-histamínicos, tranquilizantes, antidepressivos, diuréticos, pílulas anticoncepcionais, anestésicos, beta bloqueadores, anticolinérgicos.
  • Doenças: Artrite, lúpus, sarcoidose, Síndrome de Sjögren, alergias e Parkinson.
  • Lentes de Contato: Hidrofílicas que se hidratam das lágrimas.
  • Idade: A partir dos 65 anos, a produção lacrimal reduz em 60%.

Tratamento e Prevenção

O único colírio indicado na terapia de olho seco é a lágrima artificial. Contudo, o oftalmologista alerta que o uso excessivo desse tipo de colírio pode irritar os olhos devido aos conservantes presentes. “Como diz o ditado – a diferença entre veneno e remédio é a dose”, afirma Queiroz Neto. É essencial analisar a lágrima para indicar o tratamento correto. Quando a produção lacrimal é prejudicada por blefarite, a aplicação de luz pulsada é o tratamento mais indicado, pois desobstrui as glândulas de meibômio nas pálpebras e restabelece a circulação das lágrimas.

Para prevenir a síndrome do olho seco, o especialista recomenda:

  • Hidratação: Beber 35 ml por quilo de peso corporal, o que equivale a cerca de 2 litros de água por dia para uma pessoa de 60 quilos.
  • Alimentação: Incluir fontes de ácidos graxos encontrados na semente de linhaça, óleo de peixes e amêndoas, além de frutas, verduras e legumes ricos em vitaminas A e E.
  • Uso do Computador: Posicionar a tela 30 graus abaixo da linha dos olhos, fazer pausas de 5 minutos a cada hora de trabalho e piscar voluntariamente.

Conclusão

Seguindo estas orientações simples, é possível ganhar mais produtividade e conforto para os olhos, finaliza Queiroz Neto.


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: