LAÇO BRANCO
Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres incentiva conscientização no Brasil
Data oficial, instituída por lei, estimula reflexão e ações masculinas para o combate à violência de gênero
06/12/2024
00:00
DA REDAÇÃO
No Brasil, o dia 6 de dezembro é marcado pelo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, uma data instituída pela Lei nº 11.489, de 20 de junho de 2007. O principal objetivo é engajar a população masculina em discussões, iniciativas e práticas que contribuam para a erradicação da violência baseada em gênero, promovendo o respeito, a igualdade e o diálogo.
A violência contra as mulheres segue sendo um problema grave, com impactos profundos na sociedade. Por isso, a mobilização dos homens é considerada fundamental. A data sugere que homens, ao reconhecerem seus privilégios e refletirem sobre comportamentos nocivos, podem atuar como agentes de mudança, adotando atitudes que valorizem a autonomia e a dignidade das mulheres.
Além de promover conversas em âmbito familiar, comunitário e institucional, a data incentiva a realização de campanhas informativas, palestras, debates e ações de conscientização. A ideia é que, ao compreenderem a dimensão da violência contra as mulheres — seja física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial —, homens desenvolvam uma postura ativa no enfrentamento desse problema, apoiando vítimas, denunciando agressores e trabalhando pela criação de ambientes seguros e inclusivos.
A lei que criou a data destaca a importância de o poder público, a iniciativa privada, as organizações da sociedade civil e a mídia unirem esforços para difundir informações e promover iniciativas que auxiliem na transformação cultural necessária. Assim, o 6 de dezembro converte-se em um momento simbólico de reflexão, compromisso e ação, rumo a uma sociedade mais justa e livre de violência de gênero.
Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.
Leia Também
Leia Mais
Líder do PL acusa Moraes de abuso de poder após anulação de votação sobre Zambelli
Leia Mais
PF indica deputado Gustavo Gayer por suposto desvio de cota parlamentar e falsificação de documentos
Leia Mais
Câmara aprova regras que beneficiam Marcola, Beira-Mar e André do Rap ao afrouxar regime de progressão de pena
Leia Mais
Moraes anula decisão da Câmara, determina cassação imediata de Carla Zambelli e manda dar posse ao suplente em 48 horas
Municípios