Campo Grande (MS), Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025

POLÍTICA

STF reforça combate a anistia após atentado em Brasília; PF alerta para extremismo ativo

Explosões na Praça dos Três Poderes destacam risco de atos violentos e polarização política no Brasil

16/11/2024

07:30

NAOM

DA REDAÇÃO

©DIVULGAÇÃO

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) relacionaram o ataque promovido por Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, na Praça dos Três Poderes, ao contexto de ódio político e atos antidemocráticos como os de 8 de janeiro de 2023. Wanderley morreu após provocar explosões que feriram a segurança pública e geraram comoção no cenário político. Para o STF, o episódio reforça a necessidade de responsabilização penal e o combate a propostas de anistia em trâmite no Congresso.

Conexões e investigação

Segundo o presidente do STF, Luís Roberto Barroso, o caso foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, que lidera os inquéritos sobre atos golpistas e milícias digitais. A Polícia Federal (PF) apreendeu artefatos explosivos e dispositivos eletrônicos no local do atentado e investiga se o ato teve apoio logístico ou financeiro.

O diretor-geral da PF, Andrei Passos Rodrigues, afirmou que "grupos extremistas continuam ativos" e pediu ação enérgica para conter novas ameaças. As autoridades apuram se o alvo principal era Moraes, como relatou a ex-esposa do responsável pelo atentado.

Discurso de ódio e política

O ministro Alexandre de Moraes destacou que o "gabinete do ódio", vinculado ao governo de Jair Bolsonaro, estimulou discursos antidemocráticos que fomentaram atos violentos. Moraes foi enfático ao condenar a ideia de anistia para envolvidos em ataques às instituições, afirmando que "a impunidade gera mais agressividade".

Barroso também criticou a tentativa de "naturalizar o absurdo" por parte de alguns parlamentares, ao defenderem anistia a condenados. "Não há lugar para violência como estratégia política", disse o ministro.

Reação e medidas de segurança

Após o atentado, o prédio do STF voltou a ser cercado por grades, e a segurança foi reforçada com o apoio do Bope e da Polícia Judiciária. A sessão plenária desta quinta-feira foi mantida, mas com acesso restrito a advogados e jornalistas previamente credenciados.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, que está na COP-29, classificou o ataque como "grave" e pediu rigor na apuração. "É um atentado contra um poder da República que deve ser investigado com rapidez e rigor", afirmou.

Debate sobre regulação de redes sociais

A PF destacou que Francisco Wanderley anunciou o ataque em redes sociais, evidenciando a necessidade de maior regulação dessas plataformas. Para Rodrigues, é imprescindível estabelecer "regras claras sobre o uso das redes".


Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: