Campo Grande (MS), Sábado, 18 de Janeiro de 2025

PANDEMIA| Número de casos da Covid-19 entre crianças e adolescentes cresce 765% e preocupa autoridades da Saúde no Paraná

06/07/2020

09:34

PA

Faixa etária de dez a 19 anos foi a que mais cresceu em casos da doença no estado.

Enquanto até 31 de maio, o Paraná tinha 170 casos confirmados de Covid-19 nesta faixa etária, agora são 1,3 mil. Ou seja, o crescimento foi de 765% �?? Foto: Reprodução/RPC
O número de casos da Covid-19 entre crianças e adolescentes tem preocupado as autoridades de Saúde no Paraná.

A faixa etária de dez a 19 anos foi a que mais cresceu em casos da doença no estado desde o fim de maio.

A disparada nos números entre crianças, adolescentes e jovens no último mês. Foi a faixa etária que mais registrou casos em todo o Paraná.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), enquanto até 31 de maio, o estado tinha 170 casos confirmados de Covid-19 nessa faixa de idade, agora são 1,3 mil. Ou seja, o crescimento foi de 765%.

As cidades de Curitiba (139 casos), Cascavel (124 casos) e Londrina (61 casos) são as que mais registram o aumento nos casos. Depois, aparece Toledo, com 54 casos.

Na tabela da faixa etária, o crescimento acentua ainda mais acima dos 16 anos.

A explicação

Para a Sesa, a explicação está em dois fatores �?? no acesso ao mercado de trabalho e às aglomerações de jovens em meio à pandemia.

"Acho que a faixa etária mais de a gente conseguir que fique em casa é justamente, e o jovem sempre está em grupo. Sai para beber, sai para comemorar. As aglomerações impactaram nos nossos números no Paraná", afirmou a diretora de atenção e vigilância da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

Nessa faixa etária, os sintomas da Covid-19 geralmente são leves e, na maioria dos casos, não há complicações. Mas, os contaminados transmitem a doença muitas vezes dentro de casa para pais e avós. Essa é principal preocupação da Sesa.

"Eu vou dizer o que tenho dito sempre: que nos ajude, ter um pouquinho de paciência, deve ficar em casa, deve cuidar de si e cuidar da sua família. Conversar pelo WhatsApp, pelo computador. Eles têm muitas maneiras e são muito práticos em relação a isso. Que aguentem um pouquinho, nós vamos ter que sair dessa situação, da pandemia, juntos. E pedimos o apoio de todos e de todas as faixas etárias, muito especialmente dos nossos jovens", disse Maria Goretti.

Por Carolina Wolf, RPC Curitiba

***

Os comentários abaixo são opiniões de leitores e não representam a opinião deste veículo.

Últimas Notícias

Veja Mais

Envie Sua Notícia

Envie pelo site

Envie pelo Whatsapp

Municípios

Rebouças Renascença Reserva Reserva do Iguaçu Ribeirão Claro Ribeirão do Pinhal Rio Azul Rio Bom Rio Bonito do Iguaçu Rio Branco do Ivaí Rio Branco do Sul Rio Negro Rolândia Roncador Rondon Rosário do Ivai Sabáudia Salgado Filho Salto do Itararé Salto do Lontra Santa Amélia Santa Cecília do Pavão Santa Cruz Monte Castelo Santa Fé Santa Helena Santa Inês Santa Isabel do Ivaí Santa Izabel do Oeste Santa Lúcia Santa Maria do Oeste Santa Mariana Santa Mônica Santa Tereza do Oeste Santa Terezinha de Itaipu Santana do Itararé Santo Antônio da Platina Santo Antônio do Caiuá Santo Antônio do Paraíso Santo Antônio do Sudoeste Santo Inácio Sapopema Sarandi Saudade do Iguaçu São Carlos do Ivaí São Jerônimo da Serra São João São João do Caiuá São João do Ivaí São João do Triunfo São Jorge d'Oeste São Jorge do Ivaí São Jorge do Patrocínio São José da Boa Vista São José das Palmeiras São José dos Pinhais São Manoel do Paraná São Mateus do Sul São Miguel do Iguaçu São Pedro do Iguaçu São Pedro do Ivaí São Pedro do Paraná São Sebastião da Amoreira São Tomé Sengés Serranópolis do Iguaçu Sertanópolis Sertaneja Siqueira Campos Sulina Tamarana Tamboara Tapejara Tapira Teixeira Soares Telêmaco Borba Terra Boa Terra Rica Terra Roxa Tibagi Tijucas do Sul Toledo Tomazina Três Barras do Paraná Tunas do Paraná Tuneiras do Oeste Tupãssi Turvo Ubiratã Umuarama União da Vitória Uniflor Uraí Ventania Vera Cruz do Oeste Verê Vila Alta Virmond Vitorino Wenceslau Braz Xambrê

ParanAgora © 2021 Todos os direitos reservados.

PROIBIDA A REPRODUÇÃO, transmissão e redistribuição sem autorização expressa.

Site desenvolvido por: